-
Arquitetos: HDEC AIR-CoLAB Studio
- Área: 840 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yilong Zhao
-
Fabricantes: 德国杜肯18089
Prefácio - Como a estrutura mais icônica do projeto na Xiwu Street, distrito de Fenghua, em Ningbo, a Lanterna no arrozal proporcionou um novo ponto de vista cênico e um centro comunitário para a zona rural local. A torre tem 23 metros de altura e está localizada na área central da zona nacional de demonstração com terras agrícolas de alto padrão. O volume sobe em espiral a partir dos campos de arroz como uma escultura, com elementos triangulares e membranas brancas que definem sua linguagem de desenho limpo, conferindo-lhe uma forte presença no terreno rural.
Paisagem e Agricultura. Na paisagem, podemos ver extensas terras agrícolas, plantações exuberantes e diversos ecossistemas. As terras agrícolas sempre foram um símbolo e epítome da estreita relação entre o homem e a natureza. Os agricultores cooperam com a natureza, semeando, cultivando e colhendo. E a natureza não apenas nutre nossos corpos, mas também nutre nossos espíritos. No entanto, com o desenvolvimento da urbanização, um grande número de pessoas migrou das áreas rurais para as cidades, resultando numa alienação crescente entre as pessoas e o ambiente natural. Este projeto promove a ligação entre os visitantes e o meio natural através da sua forma arquitetônica única.
Seguindo os caminhos pelos campos, a torre atrai pessoas de todos os lugares, com sua aparência mudando de diferentes ângulos e distâncias. Quando se chega à base da torre, a atenção das pessoas é cativada pela extensão infinita dos campos de arroz. Nesse momento, a torre de observação se torna um pano de fundo para a natureza. Os visitantes podem se sentar em bancos de pedra ao lado dos campos ou subir as escadas, com vista para a vasta terra fértil e testemunhar a brisa suave que passa pelos campos. Balançando graciosamente como em uma dança, os campos de arroz ondulam com o vento. A fragrância dos campos toca o rosto das pessoas, trazendo tranquilidade ao coração e fazendo-as esquecer a passagem do tempo. Ao cair da noite, a luz interior brilha através das membranas, difundindo-se suavemente na tela. Na escuridão, a torre de observação se torna um refúgio na terra, gentil e misterioso.
Geração do Projeto. A inspiração para o projeto vem da expressão abstrata das espigas maduras de arroz. A forma triangular unificada serve como tema para toda a estrutura, que varia, gira e reconstrói verticalmente. A superfície do edifício é feita de membranas brancas de alta resistência, dispostas de maneira sobreposta em cada nível, apresentando uma experiência visual de mudança de cenas quando as pessoas passeiam pela torre. O projeto é aberto a todos, incluindo visitantes em cadeiras de rodas, que podem chegar ao último pavimento diretamente pelo elevador que fica no térreo. Do deck de observação no último pavimento, as pessoas podem desfrutar de uma vista 360 graus, com sua visão se estendendo a vilarejos e cidades distantes.